VISITA DE ESTUDO A LISBOA E SINTRA

No passado dia vinte e dois de março, as turmas do 6º A e 6º B da EBS da Bemposta, acompanhadas por quatro professoras, partiram de Portimão rumo à capital, Lisboa, a fim de consolidar e aprofundar os seus conhecimentos de História. Eram 6:00 horas da manhã, o autocarro faz-se esperar, ainda está de noite mas já começa a clarear com uma ténue luz. Vamos chegando gota a gota, sem problemas nem atrasos. Após um carregamento de exorbitante quantidade de bagagens, o autocarro lá partiu repleto de rostos sorridentes e olhos despertos e ansiosos. Após algumas horas de animada viagem, vislumbramos o Cristo Rei e a Ponte 25 de Abril. Já a pé, fazemo-nos ao caminho e vamos pelas ruas da cidade até ao majestoso Terreiro do Paço e ao Lisboa Story Centre, o qual nos espantou positivamente. Entrámos e foram invadidos por momentos históricos inesquecíveis. Mais tarde e já de barriga cheia, aventuramo-nos com os nossos grupos e monitores pela Lisboa Medieval/Pombalina num longo e enriquecedor percurso que nos conduziu pelo café Martinho da Arcada, o preferido de Fernando Pessoa, pela incrível fachada da igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha, pela exuberante e excêntrica Casa dos Bicos, pelo secular Chafariz d’el Rei, pela Judiaria pequena, pelas ruelas e becos de Alfama, pela majestosa Sé Catedral, pela sombria e tenebrosa prisão do Aljube, pelo milenar teatro romano e, parando por fim no cimo de Lisboa, no castelo de S. Jorge, o qual visitamos. Depois das antigas muralhas fomos descendo, descendo por ruas e elevadores até chegarmos ao Rossio.


Já a noite caíra, quando, cansados mas realizados, entramos no autocarro rumo à pousada de Santa Cruz, local onde pernoitamos, convivemos e descansamos. Acordamos num dia cinzento e chuvoso que não nos desanimou. De novo no autocarro com destino a Sintra para visitar o Palácio da Pena e a Quinta da Regaleira. No cimo da serra de Sintra, uma densa neblina. Visitamos o Palácio seguindo o nosso roteiro. Centenas de salas, cada uma mais extraordinária que a outra e foi nesse sítio incrível que almoçamos. Descemos depois até à misteriosa Quinta da Regaleira, onde passamos a tarde, explorando poços, passagens secretas, grutas, cascatas, lagos e o Palácio da Regaleira.

Fascinados com tamanha beleza, entramos de novo no autocarro, ao entardecer, para regressar à nossa cidade de Portimão, saciados por uma indescritível viagem repleta de conhecimento e de diversão!

 

Gabriel Purificação  6ºA

Esta entrada foi publicada em Atividades. ligação permanente.